2 de novembro de 2011

Trovante


Foi com algum agrado que soube da realização de 4 concertos dos trovante, a comemorar o 35º aniversário da banda. Não irei a qualquer dos concertos, não por falta de vontade mas por falta de disponibilidade, contudo agrada-me recordar algumas músicas transmitidas na rádio e tv que aludem ao concerto e pulam de imediato para o ouvido provocando um quase imediato trautear.
Dos trovante guardo a boa memória das excelentes músicas que interpretaram, pegando em obras de grandes poetas, como Mário Sá Carneiro ou Florbela Espanca, e utilizando-as como letras imortalizadas pelo adorno musical a que foram sujeitas, dando outra dimensão aos autores tantas vezes esquecidos.
Os trovante foram, na minha opinião, uma daquelas bandas que sempre soube estar e que nos brindou com uma enorme qualidade musical. Foram também muito hábeis a gerir a sua carreira, não se arrastando indefinidamente só porque numa determinada época foram uma banda de referência. Estiveram no activo até ao momento certo para nos deixar aquele gostinho do "Eh pá, que pena que acabaram!" evitando um "Já vão tarde!". 
Agora regressam para quatro concertos depois de no ano passado estarem no Rock in Rio e há uns anos terem acedido a pedido do Ex-Presidente da República, Jorge Sampaio. Nessa altura foi gravado um tema vendido como single, "Timor", cuja receita reverteu a favor do povo maubere. Até essa altura a dita música era uma das minhas preferidas, infelizmente foi passada em tudo quanto mexia até à exaustão e tiraram-lhe aquele gostinho que me dava ouvi-la.
Aqui fica uma bela trova, "Xácara das bruxas dançando" para recordar o que de melhor se fez nos anos 80.

Sem comentários:

Enviar um comentário