28 de novembro de 2011

Património da Humanidade


No passado dia 11 de Julho escrevi aqui como me sentia orgulhoso por ver o fado ser proposto a património mundial da UNESCO, pois bem, ontem vimos finalmente confirmada essa decisão. Penso que o reconhecimento da importância cultural do fado é um grande motivo de satisfação para os portugueses, mesmo para aqueles que não simpatizam com o género musical.
Na realidade, a referida deliberação pouco mais serve que para espalhar a nossa cultura e alimentar o nosso ego, não se traduz para a maioria de nós numa mais-valia financeira, contudo é importante sentirmos que temos algo é verdadeiramente valorizado pelos outros (e por nós) e que graças também a essa canção do povo somos reconhecidos em todo o mundo.
Cabe-nos a nós estimá-lo e levá-lo ainda mais longe, fazer dessa canção da “World Music” um símbolo maior do nosso país, para que brevemente vejamos um dos nossos receber um Grammy.
Deixo aqui dois dos meus fados preferidos, mesmo que a televisão nos tenha bombardeado nos últimos dias com tanto fado, estes valem sempre a pena ser recordados.
 João Villaret - "Fado Falado"

Amália Rodrigues - "Barco Negro"

Sem comentários:

Enviar um comentário