9 de novembro de 2011

Poemas


A poesia nunca foi um género literário que me despertasse particular interesse a ponto de comprar ou simplesmente pegar num livro e lê-lo do princípio ao fim. Não consigo explicar muito bem porquê, não o considero desinteressante ou menor, bem pelo contrário, é necessária alguma agilidade mental para alinhar as rimas de forma consentânea e se calhar outra tanta para perceber as entrelinhas.
Esta conversa surge por ter visto ontem publicado no twitter da revista bula, um título de uma publicação de um jornal brasileiro, Jornal Opção, "Os 10 melhores poemas de todos os tempos". Não estava com grande disponibilidade mental para ler algo que se supõe de grande profundidade, portanto limitei-me a ver os autores e agradou-me ver que constavam nesse “top ten” dois autores lusos, Fernando Pessoa com o poema “Tabacaria” e José Régio com “Cântico Negro”.

Infelizmente não consegui encontrar um vídeo das ditas interpretações feitas pelo provavelmente melhor declamador de poesia que Portugal conheceu, João Villaret, ainda assim vale a pena ouvir, mesmo sem imagem.

"Tabacaria" de Fernando Pessoa por João Villaret
"Cântico negro" de José Régio por João Villaret

Sem comentários:

Enviar um comentário