6 de setembro de 2011

José e Pilar


Há uns tempos, a SIC transmitiu um filme dividido em dois episódios de seu nome “José e Pilar”, cujos protagonistas são José Saramago e Pilar del Rio. Na altura não tivemos, oportunidade de assistir ao referido filme e pusemo-lo a gravar. Finalmente, anteontem e ontem, lá houve um tempinho e decidimos ver dita gravação.
Confesso que nunca li qualquer livro de José Saramago, mas confio na capacidade de avaliação da Academia Nobel, portanto parto do princípio que seja um escritor excepcional, goste-se ou não do seu trabalho. Quanto ao homem, desse tinha uma opinião que não abonava muito a seu favor, excepto quanto à preferência clubística pelo Glorioso.
Na minha opinião, José Saramago, sempre foi uma pessoa assumida e propositadamente polémica que dizia o que queria e lhe apetecia só porque entendia que o podia fazer, sem se preocupar nas prováveis ofensas a terceiros. Era um provocador. Por estes motivos, não era apreciador do seu estilo e muito menos na sua vontade em me converter num espanhol.
Antes de o ver no seu “habitat” natural através do filme, agindo como pessoa normal que era, com defeitos e virtudes, tive alguma esperança que a minha ideia de si pudesse ser alterada, até porque segundo a sua esposa, Saramago era muito bem-humorado. Não mudei significativamente o meu juízo, não deixando porém de lhe reconhecer virtudes, nomeadamente a lucidez, capacidade de trabalho e ritmo de vida que mantinha apesar dos mais de oitenta anos de idade. Apreciei no entanto, ver alguns rasgos de humildade e alguma sensibilidade emocional da sua parte, que o humanizavam por detrás daquele ar firme.
Do filme propriamente dito, gostei do acompanhamento feito àquele período da vida de “José e Pilar”, em que urgia viver quanto mais não fosse pela existência de um projecto inacabado. Gostei de conhecer um bocadinho mais do homem de uma forma que me pareceu bastante genuína e sem encenações. A realização é feliz por ser pouco interventiva e deixar a história fluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário