10 de setembro de 2011

7 Maravilhas

Tem estado a decorrer em Portugal, o concurso que pretende encontrar as 7 maravilhas da gastronomia, sendo hoje o dia da sua comunicação ao país. Lembro-me de ouvir, quando andava na escola, das 7 maravilhas do mundo compostas pelo Colosso de Rhodes, os Jardins Suspensos da Babilónia, o Farol da Alexandria, as Pirâmides de Quéops, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artémis em Éfeso e o Mausoléu de Helicarnasso.
Em 2007, mais exactamente no dia 07-07 no estádio da Luz, foram divulgadas as novas 7 maravilhas do mundo e a partir daí nunca mais acabou o raio do “maravilhanço”. Elegeram as 7 maravilhas de Portugal, as 7 maravilhas Naturais, as 7 maravilhas do mundo com origem portuguesa e agora as 7 maravilhas da gastronomia, por este andar daqui a 50 anos ainda andamos nisto a encontrar maravilhas em tudo quanto é motivo e o mundo será um sítio maravilhoso.
Acho que seria interessante variar, criar outra denominação e outras áreas de interesse ou até de desinteresse. Podia começar-se por substituir a palavra “maravilha” que já está um bocado gasta e qualquer dia já ninguém a pode ouvir. Acho até que “maravilha” dá um ar de deslumbre um bocado patego. Proponho que se utilize uma palavra um bocado mais pujante, tipo “Os 7 portentos” ou “As 7 magnificências” ou melhor ainda “As 7 sumptuosidades”. Vejamos como é que isto fica:
- Os 7 portentos de Portugal;
- As 7 magnificências naturais de Portugal;
- As 7 sumptuosidades da gastronomia portuguesa.
Parece-me bem mais apelativo! Adaptando a eleição a outras categorias também elas dignas merecedoras, podíamos encontrar coisas tão fantásticas como:
- Os 7 portentos do gamanço em Portugal;
- As 7 magnificências da trafulhice;
- As 7 sumptuosidades da palermice.
Graças a esta crónica ainda me arrisco a ser nomeado para a última categoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário