22 de maio de 2012

Aborto


Ao segundo referendo realizado, a prática do aborto foi despenalizada, descriminalizada ou como eu prefiro dizer, liberalizada. Passou a ser possível fazer um aborto em Portugal, sem ser por risco de vida da mãe ou do bebé, por violação ou malformação do feto, circunstâncias previstas anteriormente na lei, e não se ser punido.
Na altura do debate que precedeu o referendo cheguei a comentar com amigos, que liberalizar o aborto em Portugal era muito perigoso por haver quem o entendesse como mais um método contraceptivo. Dos vários defensores da liberalização que ouvi na altura na televisão, um deles dizia que nenhuma mulher o praticaria de forma leviana. Pois bem, a manchete do Jornal de Notícias de hoje indica que “há mulheres a abortar mais de uma vez por ano”. Se isto não é uma atitude leviana, o que será? O mesmo jornal refere que por cada cinco nascimentos há um aborto voluntário.
Se em 2007 quando votei contra a liberalização do aborto, hoje não tenho a mínima dúvida que se confirmam os meus piores receios. Todo o dinheiro gasto pelo estado nesta prática, não sujeita a quaisquer taxas moderadoras, teria sido melhor aplicado numa séria política de planeamento familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário