13 de junho de 2011

Enorme Portugal

No passado dia 10 de Junho comemorou-se mais um Dia de Portugal e afins, data essa que deveria, na minha opinião, servir para fazer sobressair o orgulho dos portugueses na sua identidade e pelos feitos conseguidos por nós.
Como já estou cansado de ouvir falar nos FMI’s, nas dívidas públicas, que somos todos uns coitadinhos, que ninguém gosta de nós, que a Europa nos vai mandar um chuto no cú, enfim a lengalenga do costume, decidi colocar aqui alguns dos motivos que me fazem orgulhar de ser português.
Aqui vão eles:
- Os meus pais, a minha esposa e a minha filha são portugueses;
- Conquistámos os mares, descobrimos meio mundo e tivemos um dos maiores impérios, senão mesmo o maior, que foi também o primeiro império global, espalhado pelos cinco continentes;
- Dobrámos o Cabo Bojador, o Cabo da Boa Esperança, descobrimos o caminho marítimo para a Índia, fomos os primeiros a dar a volta ao mundo (Fernão de Magalhães era português mas trabalhava a recibos verdes para os espanhóis);
- Demos várias coças nos espanhóis, a maior de todas na Batalha de Aljubarrota, no meu São Jorge;
- D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável;
- Portugal foi o primeiro país a abolir a pena de morte, em 1867;
- Somos um dos países mais antigos do mundo moderno, fomos fundados em 1143 e o primeiro a manter-se até aos dias de hoje com as mesmas fronteiras;
- Por cá nasceu o Fernando Pessoa, o Camões e o gajo que ganhou o Prémio Nobel da literatura, com quem eu não simpatizo por ele crer que fossemos todos espanhóis;
- Somos o maior produtor mundial de cortiça;
- A única plantação de chá da Europa é nos Açores;
- Inventámos o chá das 5 que os ingleses bebem;
- Temos uma cultura riquíssima e a sexta língua mais falada no mundo, também conhecida por ser uma das mais difíceis que há;
- Falamos Inglês sem fazer as figuras tristes de franceses e espanhóis;
- Temos o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, entre muitos outros monumentos, onde também se pode incluir a Soraia Chaves;
- Temos o Souto Moura, aquele sicrano que ganhou um Pritzker;
- Temos praia, montanha, planície e floresta, em pouco mais de 92 300 km2;
- Temos os melhores emigrantes do mundo;
- Recebemos em nossa casa como ninguém, quem não acreditar experimente ir ao estrangeiro;
- Temos uma gastronomia vasta e do melhor que se pode encontrar, do vinho então nem se fala;
- A Amália, o Carlos Paredes e fado são nossos;
- O Joaquim Agostinho também;
- O Eusébio, o Figo e o Ronaldo são portugueses, todos eles benfiquistas desde pequeninos, embora dois deles não o admitam;
- O único treinador do mundo que é especial, José Mourinho, é lusitano;
- O maior clube do mundo, o SLB!
Tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário