30 de abril de 2012

Campo Militar de São Jorge


Capela de São Jorge - http://www.timetogo.com

A classificação de um determinado local como Património ou Monumento Nacional é, em minha opinião, um motivo de satisfação e orgulho para a população que aí habita ou tem alguma ligação a esse local. Essa distinção significa a valorização, desse património e constatação oficial da sua importância para o país.
O campo militar de São Jorge, aldeia de onde orgulhosamente sou mas onde infelizmente não moro, está classificado como Monumento Nacional por aí se ter realizado em 1385 a Batalha de Aljubarrota. Nessa batalha, as tropas lideradas por D. Nuno Álvares Pereira venceram o exército Castelhano, com larga vantagem em número de soldados, culminando na ascendência do Rei D. João I ao trono.
Contrariamente ao que eu esperava, a atribuição desse título não veio trazer satisfação à população e de lá até agora têm sido muitos os protestos por via da criação de uma ZEP (Zona Especial de Protecção) aprovada em Dezembro de 2010, que implica uma série de condicionantes construtivas e de transferência de propriedade de terrenos. Foi criada uma comissão para a defesa dos interesses da população e mais recentemente aprovado na Assembleia Municipal de Porto de Mós o pedido de desclassificação de Monumento Nacional do Campo Militar de São Jorge.
Não quero aqui tecer qualquer juízo de valor em relação aos motivos de discórdia em relação ao conteúdo das imposições previstas para a ZEP, por correr o risco de ser mal fundamentada. Em minha opinião, é imperativo que sejam definidas regras por se tratar de um património comum que deve ser preservado para benefício de todos. Considero que essas regras devem ser também ajustadas à realidade da população que aí vive e/ou trabalha.
Em circunstância alguma concordo ou concordarei que se submeta um pedido que vise a desclassificação do Campo Militar de São Jorge ou de outro qualquer local do título de Monumento Nacional. A solução nunca passará por aí! Deverá haver um esforço conjunto em adequar a ZEP e suas condicionantes às necessidades da população, sempre passando por esclarecer eventuais mal-entendidos e percebendo que o Campo Militar, Centro de Interpretação e estruturas que possam ser criadas serão uma mais-valia para a região e ajudarão a divulgar um acontecimento importante da nossa história. 

Sem comentários:

Enviar um comentário