19 de abril de 2012

Athletic Bilbao


Não se ofendam os sportinguistas com este comentário, tenho alguma simpatia pelo Athletic Bilbao. Não é por no jogo de hoje ter sido o adversário do Sporting, é uma simpatia que já tem algum tempo e que se deve em boa parte à filosofia do clube.
Os jornais desportivos nunca falam em transferências milionárias de uma qualquer vedeta estrangeira para este clube, nem estrangeira nem espanhola a menos que seja basca, isto porque, neste clube não joga qualquer um. Segundo as regras do Athletic apenas podem envergar a camisola do clube jogadores bascos ou formados em clubes bascos, inclusivamente estrangeiros. Não é um clube racista, é um clube que aposta na sua própria identidade pois permite que por exemplo, jogue neste momento um jogador português nos escalões jovens e um dia ele possa ascender a sénior com a camisola do Bilbao.
Esta mentalidade incute nos jogadores o espirito e garra do clube, o chamado “Amor à camisola”, sendo as suas equipas conhecidas por serem “raçudas”, entregando-se incondicionalmente ao jogo.  Mais, os jogadores vivem o clube de uma forma diferente e alguns abdicam de transferências para clubes de outro nível e ordenados mais vantajosos para fazerem carreira no clube do país basco.
O clube não tem o nível competitivo do Real Madrid e Barcelona, mas manter-se entre os maiores clubes espanhóis e europeus apenas com a “prata da casa”, sem recurso a futebolistas de outros mercados (caso dos sul-americanos), numa altura em que isso é prática generalizada, é no mínimo notável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário