11 de abril de 2012

As cores


http://files.myopera.com

O olho humano consegue distinguir milhões de cores, dessas cores o cérebro do homem consegue atribuir nome a 5 ou 6 com as respectivas variantes e o da mulher a umas largas dezenas… de milhares. Não há aqui qualquer ponta de sexismo, é mesmo factual.
Homem que é homem, sem ofensa para aqueles que desenvolvem práticas alternativas, conhece o branco, o preto, o vermelho, o azul, verde e pouco mais. Conhece ainda as respectivas variantes, como vermelho-claro, vermelho-escuro e o avermelhado. Tudo o que saia fora desta lógica já não será certamente uma cor. Por exemplo o anil ou índigo, que dizem (certamente as mulheres) fazer parte do arco-íris, não é uma cor para os homens porque se trata de um azul. Nunca nenhum homem terá dito ter umas calças de cor anil! Tem umas calças azuis, que quando muito podem ser claras ou escuras e ponto final!
Esta explicação vem na sequência de uma conversa com um colega de trabalho enquanto ele analisava o conjunto de cores padrão “RAL”, em que uma das cores se chamava “Verde menta” e outra “Verde pino”. Perante estes nomes a minha reacção foi, “Podemos depreender que esses padrões foram elaborados por uma mulher”. A explicação é simples, se fosse um homem a fazer uma compilação de cores, os nomes começariam pelo nome da cor que depois evoluía através de um código ou numeração. Teríamos o verde-escuro 1, o verde-escuro 2… o verde 1, o verde 2… o verde-claro 1, o 2 e assim sucessivamente.
Desde que me casei que a convivência com a minha mulher me fez descobrir, ainda que só de nome, um conjunto de cores que nem nos meus pensamentos mais criativos eu suporia existirem. É certo que por vezes tenho grande dificuldade em distingui-las e associá-las aos nomes, mas já sei que existe fúcsia, rosa-choque e magenta, só para o cor-de-rosa (que na verdade nem devia ser cor por não passar de um mero vermelho claro). 

2 comentários:

  1. É mesmo assim:) Verde menta, verde água, verde garrafa, verde bandeira, verde água, verde alface, verde lima... Uf!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já aprendi qualquer coisa hoje, já que desde há muito que uso apenas o Pantone como referência de cores.

    ResponderEliminar