15 de março de 2012

Ilustres desconhecidos

Se há defeito que me chateia é a falta de humildade e geralmente desejo com toda a força que o dono desse defeito apanhe uma valente lambada de luva branca (ou outra qualquer cor) e tenha de engolir essa arrogância. Há poucos minutos foi o que aconteceu a Edin Dzeko, ponta-de-lança Bósnio que joga no Mancheste City, que afirmou antes da eliminatória com o Sporting, "Não conhecer niguém da equipa". Pois bem ou é inculto, pois já tinha "levado na boca" da selecção nacional no playoff de apuramento para o Europeu, ou é pouco humilde.
Sendo sócio e Benfiquista assumido, não troco o meu emblema por mais nenhum e quando uma equipa portuguesa joga com uma estrangeira não sou daqueles que é portista, sportinguista ou simplesmente pelos portugueses,  só porque são portugueses. Umas vezes sou, outras não e não tenho sequer uma lógica para "puxar" ou não "pelos nossos". Nesta eliminatória fui 100% pelo Sporting (mas não sportinguista), mesmo tendo pouquíssima fé na sua prestação contra os "galácticos" do Manchester City. Aliás, penso que nem no seu íntimo o mais fervoroso lagarto pensaria que o Sporting ganharia cá e marcaria lá 2 golos, mesmo acabando o jogo com o "credo" na boca.
Se há coisa que acho muito democrática no futebol é que todos entram em campo com as mesmas possibilidades, independentemente dos argumentos que demonstrem ao longo dos 90 minutos. No final ganha quem for mais eficaz, ainda que possa não ser o melhor, no entanto para história ficam os primeiros e não os melhores, sempre foi assim e sempre será.
O Sporting foi na minha opinião na soma dos 2 jogos (180 minutos), melhor em 135 ou seja 3 das 4 partes e a justiça fez-se, ganhou! Ganhou porquê? Ganhou porque foi melhor sobretudo em duas coisas, humildade e união. Soube perceber que só jogando no seu máximo conseguia levar de vencido o favorito, uniu-se como equipa e isso tornou-se mais possível. Onze excelentes jogadores não fazem necessariamente uma excelente equipa, até porque quando há muitas estrelas os egos pesam demais e muitas vezes sobrepõem-se ao interesse comum. Geralmente as vitórias são conseguidas por grandes equipas, não por grandes egos.
Fiquei bastante contente pela recompensa que o Sporting obteve por ter havido justiça no decorrer dos acontecimentos, mais até do que pela lição que o Edin Dzeko recebeu. Será que o bósnio agora já conhece alguém do Sporting?

Sem comentários:

Enviar um comentário