21 de março de 2012

Cantat


Uma das minhas bandas musicais preferidas é francesa e dá pelo nome de “Noir desir”. Os “Noir Desir” tocavam num estilo rock/grunge, bastante apelativo e melodioso, com letras bem elaboradas extraordinariamente interpretadas pela voz rouca do seu vocalista.
A banda não se encontra neste momento no activo, tendo sido interrompidas as gravações e concertos em 2003 por o vocalista, Bertrand Cantat, ter sido preso em Vilnius na Lituânia após espancar e não prestar auxílio à namorada a actriz Marie Trintignam, que viria a falecer dias depois.
O crime praticado chocou não apenas pela gravidade, mas também por Bertrand Cantat ser associado geralmente à defesa da justiça e de causas humanitárias. Algumas das suas letras são mesmo exemplo disso, caso de “Un jour en France” onde associa a FN – Front Nationale, partido de extrema-direita de Le Pen, ao incentivo às desigualdades. Cantat era também um músico de intervenção.
Após 6 anos preso, inicialmente na Lituânia e posteriormente em França, Bertrand Cantat foi libertado condicionalmente em 2007 e passado pouco tempo regressou ao activo. No passado fim-de-semana tive oportunidade de ouvir o seu último trabalho “Choeurs”, lançado em Novembro de 2011, que junta mais 4 músicos. Não o ouvi ainda muito atentamente, mas a primeira impressão foi boa, música bem construída, alternativa e muito a “cara” do seu autor.
Aqui fica “Dithyrambe au soleil”, em português “Hino ao sol”.



Sem comentários:

Enviar um comentário