17 de fevereiro de 2012

Dia-D, o Exame


Já há alguns dias que sabia que hoje era o dia em que tinha, finalmente, o exame de mota. Desde a penúltima aula que até andava confiante, tinha-me corrido bem, já me sentia um bocadito mais à vontade com a “burra” e os 8’s até me tinham saído bem nesse dia.
Esta semana tinha uma aula marcada para quarta-feira, a última antes do dia-D. Comecei confiante, sem falhas, sem erros de distracção, o frio até nem era muito o que até ajuda a controlar melhor a embraiagem, por conseguir sentir os dedos, até que o instrutor me manda fazer uns 8’s numa subida daquelas mesmo à séria, situação completamente nova para mim. Resultado, todas as tentativas foram frustradas.
Continuei a aula, agora já um bocado mais enervado mas com o discernimento suficiente para me continuar a portar bem. Nova paragem, nova subida íngreme e à segunda meia-volta a mota começa a embalar ao aproximar-se do passeio, ainda perpendicular, travei de mais e o resultado foi mota ao chão! Felizmente que consegui safar-me de a acompanhar e não ficar debaixo dela. O primeiro ensinamento das aulas tinha sido “se vires que a mota vai a cair, larga-a para não caíres também”. Depois veio a tentativa de levantar aqueles quase 200 kg, que tinham o acréscimo de dificuldade de estar num plano inclinado. Curiosamente, nos muitos fóruns que consultei, aprendi a técnica, que consiste em colocar o descanso virar costas à mota, uma mão no guiador e outra na pega traseira e com um ou dois passos para trás levantamo-nos conjuntamente com ela.
Obviamente que a partir daí a moral caiu a pique. De lá até hoje andei mesmo muito pouco confiante no sucesso.
Hoje, quando me sentei ao guiador estava plenamente convencido de que as minhas probabilidades não eram muitas, no entanto o pior que podia acontecer era continuar tudo na mesma, isso e ter de gastar mais uns trocos!
Depois de um percurso que até já me era algo familiar e de ter conseguido fazer o 8 “sem espinhas” foi-me dado um papel com um carimbo e uma licença provisória até que chegue a minha nova carta, agora habilitando-me para ser um perigo na estrada também noutra categoria! Uff passei!!!

2 comentários:

  1. Passaste é o que interessa!
    Importante a população de Leiria saber é que a partir de "hoje" podemos encontrar-te a circular em 2 rodas (mas não bicicleta).
    Boa sorte e parabéns!

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!! Já só falta o veículo!

    ResponderEliminar