21 de fevereiro de 2012

C'était un rendez-vous

Em 1976 o realizador francês Claude Lelouch, fez uma curta-metragem que mostrava o caminho para um encontro que ocorria no Sacré Coeur em Paris, à qual chamou “C’était un rendez-vous”.
Nesta curta-metragem o realizador mostra exclusivamente o caminho feito a alta velocidade de carro por entre as ruas de Paris às 5h30 da manhã, passando semáforos vermelhos, traços contínuos e sentidos proibidos.
Lelouch tinha um factor limitativo, o tamanho da película de que dispunha e que não lhe permitia levantar o pé do acelerador sob pena de deixar a gravação incompleta. Segundo o próprio, a imagem do filme seria feita apenas numa única vez, sem paragens, caso a tentativa fosse abortada abdicaria da ideia.
O pequeno filme causou óbvia controvérsia pelo número de infracções, especulando-se quem seria o hábil e transgressor condutor que fazia tais proezas. Claude Lelouch, recusou divulgar essa informação deixando nomes de pilotos conhecidos ser associados ao filme, sempre sem a devida confirmação nem desmentido e só há bem pouco tempo revelou ser ele próprio o protagonista da fita. Numa espécie de making-off, feita em 2006 revelou alguns pormenores da realização, como a necessidade de fazer várias vezes o percurso para saber as suas condicionantes, a utilização de dois carros, um carro com uma suspensão hidropneumática que lhe garantisse uma estabilidade de imagem e posteriormente uma outra para a sobreposição do som de um carro desportivo.
Os Deuses do cinema estavam com ele naquele dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário