1 de julho de 2011

What's up doc



Das coisas que mais gostava de ver na televisão e que ainda hoje me rouba algum (pouco) tempo, eram os desenhos animados, preferencialemente os "Looney Tunes" e o "Tom and Jerry". Também não desgostava dos da Disney, se bem que sempre achei um Mickey um grande tótó.
Ocasionalmente, enquanto via os tais episódios, questionava-me quem seriam as pessoas que davam voz ao Bugs Bunny, ao Porky Pig, ao Duffy Duck, ao Tweetty, e tantos outros que por lá andavam, geralmente à pêra ou a explodirem-se uns aos outros. Gostava de saber quem eram aquelas pessoas com aquelas vozes, qual a sua aparência e como é que gesticulavam ao dar a palavra às personagens. 
Esta semana consegui, finalmente, desfazer essa dúvida, cuja resposta para meu grande espanto se revelou ainda mais fabulosa do que esperava. As vozes dos referidos bonecos não eram feitas por várias pessoas, mas apenas por uma. O "Senhor das 1000 vozes", como era conhecido, chamava-se Melvin Blanc e era dono de uma capacidade vocal e interpretativa extraordinária.
Ao longo da sua carreira Mel Blanc, interpretou mais de 400 vozes, participou em mais de 5000 mil curtas-metragens e deu voz ao Duffy Duck ao longo de 52 anos.
Em Julho de 1989 levou todas estas vozes consigo, depois de uma longa carreira que começou na rádio em 1927.
That's all Folks...



Sem comentários:

Enviar um comentário