13 de julho de 2011

Compras

Hoje foi dia de ir às compras, que por esta altura já começa a ser quase uma proeza, tendo em conta o pouco dinheiro e os preços altos. Mas não é desse legítimo choradinho que me apetece falar, é da compra dos artigos em si. 
Antigamente, quando se ia às compras era para comprar um produto, que geralmente já estava mais ou menos escolhido, até porque a oferta era relativamente limitada, no entanto satisfazia as nossas pretensões. 
Hoje, ir às compras é quase uma aventura, pois já só se vai a grandes superfícies,  sendo o serviço menos personalizado, para cada produto há "n" tipos diferentes adequado a tudo e mais alguma coisa, servindo no essencial para nos baralhar as ideias, a carteira e o relógio. A simples compra de um litro de leite tornou obrigatória quase tanta ponderação como a compra de um carro. 
Passo a explicar com factos, quando me deparei com a necessidade de meter no carrinho (que também aumentou de tamanho nos últimos anos) uma embalagem de leite "x" meio-gordo normalíssimo, já não encontrei  esse tal simples "leite-meio-gordo". Em contrapartida encontrei o leite meio-gordo "bem essencial", "Omega3", o "baixo em lactose", o "bem activo", o "cálcio", o "crescimento 1-3 anos", o "crescimento + de 3 anos", o "mamãs", o "reduz o colestrol", o "cardio", o "efeito bifidus" e o "digestão fácil", só de uma marca! Os preços obviamente variavam entre os 3€ e qualquer coisa e os 7€ e tal. 
Começa um novo desafio, o mais pequeno deslize e estamos a pagar o dobro, ou seja, na moeda antiga podemos chegar quase aos 1600$00 por 6 litros de leite. Lá comecei a procurar o mais barato, naquele labirinto, pois é sempre um bom critério tendo em conta que o que muda é praticamente só o nome da mariquice pela qual optamos, e após uns minutos a tentar, lá trouxe um ao calha porque já não me estava a entender com aquilo. Ainda não consultei o talão para ver qual a eficácia da minha escolha, sendo o mais natural ter optado involuntariamente pelo mais caro. 
Nesta alturas é que me apertam as saudades de ir ao colo da minha avó ao leite fresco, acabado de tirar da vaca, a casa de uma vizinha.


Sem comentários:

Enviar um comentário