12 de janeiro de 2012

Franchising e empreendedorismo

Ao ouvir hoje o ministro Álvaro Santos Pereira falar de empreendedorismo e da lacuna na aposta por exemplo em franchisings de produtos portugueses como é o caso do pastel de nata, passaram-me pela cabeça três coisas. 
A primeira, foi a de já existir uma cadeia de franchising brasileira de nome "Habib's" que vende fast-food de origem árabe, que inclui no seu cardápio o "Pastelzinho de Belém" com uma venda anual aproximada de 20 milhões de unidades. A cadeia foi fundada por um português de nome António Alberto Saraiva, que iniciou o negócio com uma loja de rua em São Paulo e hoje tem 340 lojas no Brasil e 20 mil empregados.
A segunda, está relacionada com uma reportagem que vi há uns anos de um Palestiniano que tinha uma loja de roupa na Faixa Gaza que corria o risco de fechar portas, devido aos constantes desacatos que lhe tiravam a clientela. Um belo dia decidiu complementar o negócio com a venda de bandeiras dos Estados Unidos e Israel. Para que servem estas badeiras na Faixa de Gaza? Simples, para queimar! À época o dito comerciante, tinha sérios problemas para dar resposta a tanto pedido e acabou por garantir a sobrevivência da sua loja.
Finalmente, lembrei-me de uma ideia para um franchising relacionado com o que de melhor há de produtos portugueses, a loiça das Caldas. Obviamente que para esta ideia o nosso governo contribuiu em grande parte, graças à vontade que nos dá de os mandar para o car...! Pensei até em criar uma campanha para impulsionar o negócio, convidando cada português a enviar uma peça desse extraordinário artesanato a cada um dos deputados da assembleia, cujo slogan seria, "Mande um deputado para o car...". A estima que os portugueses nutrem por quem os representa é tão grande, que vou ter alguma dificuldade em assegurar fornecimento de barro para tanta loiça.

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