17 de setembro de 2012

A bela e o polícia

Há uns dias criei uma conta numa rede social relativamente recente de seu nome “Pinterest”. O “Pinterest” é um local onde cada um pode afixar imagens (pins) no seu mural, arquivadas em galerias definidas pelo próprio. É um local onde o utilizador publica as imagens que encontra na net ou fotografias que tira, disponibilizando-as para visualização dos seus seguidores.
No domingo afixei pela primeira vez um pin da imagem que pode ser vista em baixo, de José Manuel Ribeiro da Agência Reuters, numa pasta a que dei o nome Portugal. De todas as fotografias que vi da manifestação de sábado, tiradas aos manifestantes e aos muitos cartazes que denotam grande criatividade e mensagens, na sua maioria, extremamente fortes, esta é sem dúvida a imagem mais marcante que vi desse dia. É a fotografia que simboliza aquela manifestação.
A jovem, Adriana Xavier, oriunda de Lagos participou pela primeira vez numa manifestação e afirmou, em entrevista ao Jornal Público, entre outras coisas, algumas legitimadas pelos seus 18 anos, uma frase que eu retive e que me parece ser também ela de enorme significado, “Às vezes vemos os polícias partir para a violência e aproximei-me porque queria perceber o que é que eles eram capazes de fazer. Porque eles também são o povo, também estão a ser prejudicados com as medidas”.
Acredito piamente que muitos daqueles polícias se sentiram do lado errado da manifestação e se calhar também por esse motivo foram, injustamente e inexplicavelmente, muito maltratados e desrespeitados junto à escadaria da Assembleia da República sem reagir.
Quanto ao momento que fica para a eternidade, penso que a única pessoa que pode não gostar de o ver é a eventual esposa ou namorada do polícia.

José Manuel Ribeiro - Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário