17 de julho de 2012

Mentira


Não gosto de mentir! Não gosto e não me lembro de alguma vez gostar. Não me estou a armar em puritano insinuando que nunca menti ou que uma ou outra vez não o fiz em benefício próprio ou de outros, porque já o fiz, mas não é um comportamento que aprecie.
Se não gosto de mentir por iniciativa própria, tão pouco gosto que mo peçam para fazer, seja qual for a causa. Ainda mais grave é quando essa mentira menospreza a inteligência alheia. É certo que uma mentirinha piedosa poderá não fazer mal a ninguém, mas quando a mentira não é piedosa e pode trazer consequências, então ainda pior.
Acho também que é uma falta de respeito pedir a alguém que minta e que engane outrem deliberadamente, já basta quando isso acontece involuntariamente.
Se gosto que sejam correctos e honestos comigo, como poderei esperar que o sejam se não for capaz de o exigir a mim próprio?  
A mentira tem e terá sempre perna curta, mais tarde ou mais cedo vamos ter de ajustar contas com a verdade e perdida a credibilidade uma vez, perdida a credibilidade para sempre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário