23 de janeiro de 2012

Lentes de contacto


Graças ao astigmatismo e miopia comecei a usar óculos a tempo inteiro há cerca de cinco anos. A graduação das lentes até nem é extraordinariamente alta, no entanto, se não os tiver parece que o mundo se desfoca a mais de dois metros do meu nariz.
Quem usa óculos sabe que por vezes é bastante incómodo andar com um adereço apoiado na cana-do-nariz e que há uma série de pequenas limitações que lhe são inerentes. Quando está calor, transpira-se e eles escorregam, quando está humidade ficam embaciados. Passam o tempo a sujar-se e a precisarem de ser limpos e é lixado manter as lentes imaculadas. A pequenita tem um fascínio por marcar as suas impressões digitais neles o que dificulta manobrá-la quando está ao colo, na tentativa de desviar os seus golpes de punhos. Para alguém distraído é frequente coçar uma qualquer comichão na vista sem os tirar, ou então pôr e tirar o capacete também sem os tirar. Portanto, é uma agonia.
No mês passado fui ao oftalmologista para uma consulta de rotina e pedi-lhe a opinião sobre o uso de lentes-de-contacto. A sua opinião foi favorável, desaconselhando-me a utilização diária por a atmosfera do meu local de trabalho ter alguma poeira. Passou uma receita, deu-me dois ou três conselhos e esclarecimentos e mandou-me à minha vida.
Confesso que a utilização de lentes-de-contacto tenha sido qualquer coisa a que resisti um bocado, pois causava-me alguma apreensão a ideia de andar a esgravatar nos olhos para lhes colocar um pequeno objecto que se iria manter agarrado a eles durante o dia. Ontem finalmente, o grande momento! A minha amada, utilizadora dos ditos objectos, explicou-me os procedimentos e comecei a saga de meia hora a tentar colocar aquela porcaria.
A certa altura já nem sabia qual era o lado certo e o avesso das lentes, tinha os olhos vermelhos e uma sensação de desconforto que até parecia que os tinha lavado com areia. As lentes encarquilhavam-se a cada toque no olho, pela defesa do pestanejar. Finda essa meia hora não mandei a tralha toda pia abaixo por algum bom senso e esperança que ainda um dia vou conseguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário