18 de março de 2013

Ida ao Centro de Emprego

Hoje, depois de me levantar à hora habitual, não fiquei em casa como tem acontecido na última semana, foi finalmente ao Centro de Emprego. Embora já esteja há uma semana desempregado, a empresa tem legalmente 5 dias úteis para emitir o papel que permite a formalização do pedido de subsídio de desemprego e apenas na sexta-feira passada esse papel me foi entregue em mão pela responsável pelos Recursos Humanos. 
Quanto ao Administrador que costuma falar com os colaboradores na sua despedida, não se mostrou interessado em falar comigo. Apenas falou o que na realidade é responsável pelos Recursos Humanos, mas que não trata desses assuntos, e o assunto da conversa foi a dificuldade que há nos negócios hoje em dia! Curioso, os trabalhadores que têm salários em atraso também têm dificuldades, no entanto, ninguém da empresa se digna a ter uma palavra que demonstre respeito por eles. 
Voltando ao assunto do dia, decidi ir um bocado antes da hora de abertura, não só por ser pontual mas por adivinhar que seríamos poucos por lá. Eram precisamente 8h40, ou seja, 20 minutos antes das portas abrirem e já a longa fila contava com 22 pessoas à minha frente! Nem 10 minutos depois e o número dos que estavam atrás de mim era o mesmo. Por sorte, a minha pontualidade fez-me esperar apenas 2 horas, com um pequeno senão, por pensar que a carta de resolução do contrato com justa causa era desnecessária tive de lá voltar à tarde para a mostrar e concluir o processo. 
Duas da tarde como combinado, lá estava eu para nova espera e reencontro com algumas das pessoas que ainda lá estavam desde o início da manhã! Passados 40 minutos fui atendido noutro local, dado faltar apenas aquele pormenor para conclusão do processo, e comigo trouxe uma série de papelada que me explica da obrigatoriedade em me apresentar quinzenalmente para controlo, de possuir 3 evidencias mensais da procura activa de emprego, através de carimbos de empresas visitadas, impressões de e-mails com candidaturas ou outras provas também aceites, como explica a papelada.
Agora, aguarda-se que finalmente a conta bancária receba alguma coisa e segue-se a procura activa de emprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário