14 de fevereiro de 2013

Nem que viva mais 100 anos

Se as minhas faculdades mentais se conservarem, nem que viva mais 100 anos (situação que é extraordinariamente improvável) me esquecerei de um jogo que vi há cerca de 19 anos entre o meu Benfica e o Bayer Leverkusen, transmitido a partir do estádio Ulrich Haberland em Leverkusen.
Depois de um empate no estádio da Luz na primeira mão a uma bola, jogo a que assisti ao vivo e do qual ainda conservo o bilhete, o Benfica foi à Alemanha disputar os quartos-de-final da Taça das Taças da época 1993/94 em situação desfavorável. Se a primeira mão foi um jogo muito táctico e nem sempre bem jogado, este segundo foi um jogo de loucos e o resultado foi um pouco habitual 4 a 4.
Tinha apenas 13 anos mas aquele jogo ficou-me gravado na memória e dificilmente será apagado. O Benfica entrou a atacar, mas cedo começou a perder através de um golo do Ulf Kirsten, melhor jogador dos alemães, com o guarda-redes Neno aos papéis. Já no início da segunda parte chegaram ao segundo, despejando um autêntico balde de água fria no meu ânimo.
Contra todas as expectativas o Glorioso reagiu melhor ao segundo que ao primeiro e partiu para cima dos alemães com todas as forças que tinham e no minuto seguinte, o Abel Xavier, depois de um toque de calcanhar do Rui Costa, enche o pé e prega com a bola nas redes da baliza do Leverkusen. Este foi um momento arrebatador e que está fresco na minha memória como se tivesse acontecido hoje.
Se o jogo tinha aquecido ainda mais naquele momento, melhor ficou quando o João V. Pinto passado mais um minuto empata o jogo e mete o Benfica em situação de vantagem na eliminatória. Era um “quase milagre”! Para nós, o relógio não andava, já os alemão sentiam o contrário.
Aos 78 minutos, era mais uma machadada nas aspirações deles, o russo Kulkov fazia o 3 a 2 e obrigava-os a marcar 2 golos para se apurarem para a eliminatória seguinte. Se assim tinha de acontecer, assim aconteceu! Aos 80 minutos Ulf Kirsten marca o seu segundo e empata o jogo e dois minutos depois, o Checo Hapal marca o 4 a 3. Tudo se desmoronou, ou quase, estávamos em desvantagem mas naquele jogo de loucos tudo era possível, mesmo com apenas 8 minutos para jogar. Acredita Benfica! ACREDITA! E acreditou, fez das tripas coração, encheu o peito de ar, cerrou os dentes e foi para a frente com tudo e mais alguma coisa, um golo marcado era a salvação, um golo sofrido era a morte na praia. Vai Benfica, Vai! É só mais um!
Com 5 minutos para jogar, Kulkov pega na bola no meio-campo benfiquista, dá para o João Pinto que naquele seu toque de bola característico a leva colada ao pé, tira um alemão da frente com um drible curto, aguenta o toque, dá mais dois ou três passos com a bola no pé e faz a abertura para a entrada da área onde aparece o Kulkov, sustém-se a respiração… o seu posicionamento é privilegiado e num toque de primeira com a biqueira da bota completamente inesperado, a bola levanta, o guarda-redes voa, a redondinha passa por ele e cola-se às redes!
Acho que quando a bola chegou ao russo já eu ia no ar com os braços levantados e o coração a palpitar o mais que podia, enquanto gritava GOLOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!! O meu pai alinhou no coro e até a minha mãe que não ligava nada às coisas da bola, festejava também! Estava ganho, agora sim o jogo estava ganho e já ninguém nos tirava a vitória mesmo que na realidade tivéssemos empatado a 4. Faltava sofrer 5 minutos e acho que nesses 5 minutos até o terço rezei.
Desse 15 de Março de 1994 recordo-me ainda do nome do defesa esquerdo da equipa alemã, um tal de Franco… Franco Foda! Curioso!


Bayer Leverkusen 4 - 4 Benfica, 15 de Março de 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário