De tempos a tempos dou comigo a descobrir alguém que acho genial numa qualquer área, na maioria das vezes ligada às artes. Há alguns anos atrás descobri um músico/compositor Bretão que hoje é famosíssimo por mérito próprio, mas que naquela altura ainda era um ilustre desconhecido. Esse tal génio dá pelo nome de Yann Pierre Tiersen.
Yann Tiersen revelou-se-me na banda sonora de um dos meus filmes preferidos, "O fabuloso destino de Amelie Poulain", através de uma minimalista, rica e melodiosa música resultante de um conjunto de instrumentos que vão dos pianinhos de brincar, passando pelo acordeão, guitarra e exigente violino, todos eles habilmente tocados por si.
O seu primeiro álbum foi lançado em 1995, "A valsa dos monstros" e de lá até agora lançou mais 15, sendo provavelmente os mais conhecidos, as bandas sonoras de "Goodbye Lenine" e "O fabuloso destino de Amelie Poulain".
Para quem não está tão familiarizado com a sua música deixo aqui um dos momentos mais sublimes que já tive oportunidade de ver, não só pela extraordinária prestação musical de violino mas acima de tudo pela simplicidade do momento e capacidade criativa que leva alguém a criar um belo momento musical apenas com um limitado pianinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário