Foi com alguma surpresa que ouvi hoje a notícia de que a Universidade Católica tinha "pedido" aos seus alunos e colaboradores que adoptassem uma forma de vestir mais profissional e que não usassem por exemplo chanatos e camisolas do Benfica! É verdade!! A partir de hoje quem frequentar aquele espaço não deve usar roupa que não se identifique com a Igreja Católica por não ser digna. Esta foi a ideia transmitida por Manuel Braga da Cruz, Reitor da UCP.
Portanto segundo percebi, uma instituição associada à tolerante Igreja Católica, não tolera a camisola do Benfica nem chinelos. Acho que aqui deve haver um equívoco pois se há clube associado ao catolicismo é o SLB, cujo treinador até se chama Jesus. No âmbito do calçado, Jesus Cristo usava sandálias que me parecem um calçado digno, portanto sendo chinelos com mais uma alça na zona acima do calcanhar, não sei se serão ou não toleradas.
Considero ainda que a Universidade Católica viola também a constituição ao impor estas regras, mais exactamente no direito à liberdade religiosa isto porque sendo o Benfica uma religião e o uso da camisola um sinal da sua prática, a sua proibição infringe o definido no artigo 13º - Princípio da igualdade.
Um pouco à margem das brincadeiras, até compreendo embora não concorde com as ditas medidas, parece-me que na época em que vivemos, o restringir determinado tipo de roupas, principalmente em alunos, não traz qualquer benefício ao bom funcionamento da instituição nem à capacidade de aprendizagem levando a que sejam gerados cada vez mais anti-corpos a uma instituição (Igreja Católica) que começa a ficar cada vez mais fragilizada.
Não sendo as roupas ofensivas do ponto de vista discriminatório, ou demasiado provocantes, não vejo motivo para serem proibidas. Acho que o bom senso deveria ter aqui um papel mais importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário