3 de abril de 2013

Técnicas para estender a roupa

Ultimamente, porque o tempo é algum e é normal que o faça, muitas das tarefas domésticas têm a minha assinatura. Isto é posto desta forma para lhe dar alguma relevância e valorizar a coisa, há que ter brio mesmo nos trabalhos mais simples.
Hoje, depois de almoço, estendi uma máquina de roupa, repare-se no pormenor do domino da gíria, não estive a "estender roupa no arame" ou a "pendurar roupa no estendal", estive a "estender uma máquina de roupa"! Esta expressão é utilizada quando a máquina que lava a roupa esteve bem cheia quase a rebentar pelas costuras, para poupar na água e na electricidade, e finda a lavagem das ditas peças de vestuário alguém as retira do interior do cilindro do electrodoméstico e pendura no estendal, prendendo-as com o auxílio de uns acessórios tipo pinça, apelidados de mola.
A tarefa é bastante mais complexa do que se pode imaginar e envolve alguma perícia e engenho, ou pelo menos é nisso que eu quero acreditar para não me achar só mais um palerma a estender roupa.
Por exemplo, a metodologia que eu sigo, desenvolvida com base na experiência prática, visto não ter tido qualquer formação na área, envolve a colocação dos vários tipos de roupa por local, de forma a facilitar a apanha e a distribuição de peso no estendal. A roupa mais leve é colocada nas laterais que abrem para cada um dos lados, para estas abas não ficarem sobrecarregadas. No centro do equipamento fica a roupa mais pesada, como calças de ganga e camisolas, de forma a não criar desiquilíbrios no seu centro de massa. Geralmente na parte que fica virada para o exterior  da varanda é colocada menos roupa para facilitar o arejamento e secagem. 
As camisolas são dobradas a meio para distribuir o peso da peça de vestuário e assim evitar vincos acentuados ou deformações. De preferência as peças são penduradas do avesso e presas com molas que deixem menos marcas (cá em casa temos umas com umas borrachinhas que atenuam o efeito), isto porque detesto andar com roupa em que parece que eu próprio passei a noite preso ao arame.
Todas as peças são geralmente presas em locais que diminuam o possível estrago feito pela molas, ou seja, as meias nunca são presas pelo elástico para este não ser danificado, pois se há coisa que detesto é ter de andar sempre a puxar as meias para cima ou de as sentir enroladas debaixo dos pés. 
A roupa não deve ficar demasiado tempo no estendal, pois se ficar muito seca e tesa é mais difícil passá-la a ferro e se lá ficar muito tempo sem secar, pela humidade elevada do ar, ganha um odor característico que a obriga a nova lavagem.
Se a roupa for bem estendida aumenta a sua durabilidade e a do equipamento utilizado para esse efeito, o estendal!
Bem sei que desta preocupação não depende o futuro de Portugal e que daqui não será feita nenhuma tese de mestrado, no entanto por aqui passaram as minhas preocupações desta tarde.
Aos machistas mais cépticos quanto a tarefas domésticas, asseguro que não sofri qualquer mazela no desempenho destes trabalhos, a minha voz não ficou mais aguda, não houve atrofia de qualquer parte do meu corpo e tudo se mantém funcional, Graças a Deus! 

Sem comentários:

Enviar um comentário